Montebello 321 / Jorge Bolio Arquitectura

Montebello 321 / Jorge Bolio Arquitectura - Mais Imagens+ 31

Mérida, México
© David Cervera

Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia está localizada ao norte da cidade de Mérida, na Península de Yucatán, em uma área residencial em crescimento. Em um prédio de dimensões generosas (1460 m² aproximadamente) o programa se pulveriza em vários volumes, aumentando as superfícies das fachadas para criar um maior contato com o exterior e oferecer luz e ventilação natural à moradia.

© David Cervera

Estes volumes partem da ala sul do terreno, abrindo-se ao norte e permitindo um grande espaço aberto de recreação para a família, privilegiado por uma luz natural indireta e ventilação de ar fresco proveniente do mar.

Planta Baixa

O nível inferior está organizado através de volumes de pedra e acomodam os espaços próprios da vida social. Entre estes volumes, o espaço cede lugar às circulações gerais, fazendo do percurso cotidiano uma infinidade de experiências e descobrimentos de luzes e sombras, de espaços interiores e exteriores.

© David Cervera

O nível superior é uma trama metálica que se assenta levemente sobre os volumes de pedra e protege os espaços privados das moradias, todos eles em contato constante, mas mensurado, com o exterior. A circulação deste nível é criada através de conexões metálicas que suportam uma estrutura de madeira que integra os diferentes espaços mas respeita a privacidade de cada um deles, é o limite entre o espaço privado e o outro.

Planta Superior

O materiais utilizados na obra são regionais e comuns em Yucatán. O mármore creme-maya cria uma atmosfera aconchegante nas áreas sociais, com um formato de 30.5 x 61 cm em um acabamento de aparência envelhecida nas paredes, contrastando com placas polidas de grande formato na pavimentação. A madeira de Tzalam nas circulações fortalece o caráter residencial da obra. As treliças exteriores são de alumínio anodizado de cor negra e vidros transparentes e acetinados, dependendo do nível de privacidade que se queira em cada área.

© David Cervera

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Montebello 321 / Jorge Bolio Arquitectura" [Montebello 321 / Jorge Bolio Arquitectura] 24 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762176/montebello-321-jorge-bolio-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.